Aconteceu na manhã desta sexta feira (29/05), no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE), na Unicamp, a reunião mensal de planejamento científico e estratégico do Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública (CePIL).
O CePIL, apresentou aos membros da Shandong Academy of Sciences, o desenvolvimento do projeto do Laboratório Vivo, em desenvolvimento no jardim do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). Os membros do centro apresentaram o conceito de gêmeos digitais e os próximos passos de desenvolvimento dos estudos.

Além disso, Graziella Demantova, responsável pelo projeto, destacou a importância do Laboratório Vivo ser desenvolvido em uma universidade como a Unicamp. De acordo com a pesquisadora, serão estudos a percepção de segurança do espaço noturno entre a população que frequenta a universidade, os impactos da iluminação na fauna e na flora, além de outros estudos.
Desde 2025, a Energy Institute/Qilu University of Technology/Shandong Academy of Sciences são parceiros do Centro Paulista de Inovação em Iluminação Pública (CePIL) através do Centro de Cooperação Tecnológica e Planejamento Energético Shandong-São Paulo.








A reunião contou, também, com a apresentação interna da equipe de inovação e novos negócios, liderados pela professora Dra Maria Ester Dal Poz. Além disso, foram discutidos aspectos técnicos como a produção do relatório anual científico da Fapesp.
O planejamento conjunto reafirma o compromisso do CePIL em seguir produzindo conhecimento em iluminação pública com impacto social para pequenas e médias cidades paulistas.
Quer saber mais informações sobre o CePIL? Confira outras notícias

