+55 19 3521-1243 | 19 3521-1244

forte@unicamp.br

+55 (19) 3521-0068

Mini Biografia:
Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Possui Pós-Doutorado no Departamento de Engenharia de Alimentos da UNICAMP (2014), Doutorado e Mestrado em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP (2013 e 2008, respectivamente), com Estágio Sanduíche (2011) na Université Blaise Pascal - França e Graduação em Engenharia de Alimentos pela UFPB (2006). Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Bioprocessos, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de estratégias para obtenção de biocombustíveis e compostos funcionais e/ou bioativos aplicados nas indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, entre outras, através de processos fermentativos e enzimáticos usando substratos a partir de resíduos agroindustriais (bagaço e palha de cana-de-açúcar, bagaços e cascas de frutas entre outras biomassas lignocelulósicas). Métodos alternativos para o pré-tratamento e aproveitamento desses resíduos agroindustriais usando líquidos iônicos, para obtenção de etanol de segunda geração e de outros bioprodutos de alto valor agregado com potenciais aplicações em medicamentos e alimentos, como o xilitol, arabitol e outros. Separação e purificação de produtos biotecnológicos usando colunas de adsorção(cinética, equilíbrio e modelagem matemática) e processos com membranas(ultra/nanofiltração). Uso de reatores bioquímicos de mistura e tubulares (colunas de leito fixo) em diferentes Bioprocessos: purificação de bioprodutos, aplicação de enzimas imobilizadas e destoxificação de hidrolisados hemicelulósicos. Conhecimento e experiência em Planejamento Experimental e Otimização de Processos através de metodologia de Análise de Superfície de Resposta. Integrante do Grupo de Extensão Social e Tecnológica – GESTo, com trabalhos de apoio permanente a ações e projetos de extensão de cunho social e comunitário, em áreas temáticas relacionadas à formação em engenharia de alimentos.

E-mail: forte@unicamp.br

Membros Suplentes

ONDE ESTAMOS

Hoje o NIPE tem como um de seus mais importantes objetivos arregimentar, organizar, instrumentalizar e apoiar as pesquisas em energia na UNICAMP, buscando manter esta Universidade como um dos mais importantes centros de P&D nesta área de conhecimento no país.

Entre em contato
NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
 Rua Cora Coralina, 330, (Campus Unicamp)
Campinas, SP, Brasil, CEP: 13083-896