+55 19 3521-1243 | 19 3521-1244

Search our Site

Paulo Sergio Franco Barbosa
Pesquisadores Colaboradores

Planejamento energético, mercados de energia, gestão de riscos, recursos hídricos, sistemas de potência, comercialização de energia elétrica.
Pesquisador colaborador no NIPE- Unicamp. É professor titular, atuante no MiniCOSE-Curso de Operação de SIstemas Eletro-energéticos, Fac. Eng. Elétrica e Computação-Unicamp. As experiencias no exterior incluem: a) 2009-2010: pesquisador visitante na Harvard University (School of Engineering and Applied Sciences); b) 1999-2000: pós-doutorado na Princeton University (Dept. of Operations Research and Financial Engineering); c) 2018: Visiting Scholar na Universidade de Comillas, Espanha, no Instituto de Investigacao Tecnologica, com projeto sobre Inserção de Energias Renováveis no grid. Possui graduação em Engenharia Civil pela USP (1981), mestrado USP (1986) e doutorado USP(1990). Tem mais de 30 anos de atuação em pesquisa, ensino e consultoria em planejamento no setor de setor de energia elétrica com pesquisa e consultoria a orgãos do governo (Ministério de Minas e Energia,ANEEL, ONS, UNESCO, CAPES) e empresas dos setor elétrico tais como a Duke Energy, AES-Tietê, AES-Eletropaulo, CPFL, CESP, CEMIG, ELEKTRO, STATE GRID Brasil, ENGIE, ENERCAN, CERAN, COMGÁS e PETROBRÁS, dentre outras. Atuou em diversas funções em planejamento e gestão educacional na Unicamp, onde foi coordenador de graduação (1988-1994), assessor da Pró-Reitoria de Graduação (1993-94), vice-presidente da Comissão Central de Graduação; Coordenador executivo da Comissão de Vestibulares (1996-97), Diretor da Faculdade de Eng. Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP(2010-2014) e Diretor-Presidente da Funcamp/Fundacao de Desenvolvimento da Unicamp . Atuou como assessor da UNESCO na formulação e definição dos instrumentos que constituem o SINAES-Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e do ENADE-Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (2004), para o MEC. Foi consultor da CAPES (2018) no programa de internacionalização das universidades brasileiras (PRINT-Capes). Mantém interlocução regular com pesquisadores do exterior, incluindo colegas da Univ.Columbia, UCLA, Univ. Comillas, Harvard e outras. Atualmente é assessor científico da CAPES, FAPESP, CNPq e FINEP. Atua como referee dos periódicos Electric Power System Research, Water International (International Water Resources Association), American Water Resources Association, American Society of Civil Engineers, Construction Management and Economics, Renewable Energy, dentre outros.

Pesquisadores Colaboradores

ONDE ESTAMOS

Hoje o NIPE tem como um de seus mais importantes objetivos arregimentar, organizar, instrumentalizar e apoiar as pesquisas em energia na UNICAMP, buscando manter esta Universidade como um dos mais importantes centros de P&D nesta área de conhecimento no país.

Entre em contato
NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
 Rua Cora Coralina, 330, (Campus Unicamp)
Campinas, SP, Brasil, CEP: 13083-896