+55 19 3521-1243 | 19 3521-1244

Search our Site

  
images/banners/banner_colaboracao.jpg
Para que esta otimização seja realizada é necessário um modelo de transformação chuva-vazão para o qual serão utilizadas duas metodologias, sendo a primeira com base em análise de séries temporais (modelo estocástico linear-MEL) e a outra com base em modelo conceitual chuva-vazão (modelo VIC).

O projeto visa desenvolver um modelo de otimização integrada da geração hidrelétrica e controle de cheias nas usinas da bacia do rio Uruguai. Para que esta otimização seja realizada é necessário um modelo de transformação chuva-vazão para o qual serão utilizadas duas metodologias, sendo a primeira com base em análise de séries temporais (modelo estocástico linear-MEL) e a outra com base em modelo conceitual chuva-vazão (modelo VIC). Tal modelo (VIC) terá sua aplicação de forma pioneira no Brasil, sendo já aplicado com sucesso a diversas bacias do continente norte-americano. Ele difere de outros da mesma categoria (exs. IPH, SMAP) por representar de maneira mais detalhada o efeito orográfico na formação das vazões fluviais. As previsões de vazão serão utilizadas como entrada para o modelo de otimização. Já o modelo estocástico linear (MEL) será também utilizado por permitir capturar, de forma estatística bem fundamentada, fenômenos de atraso e componentes aleatórios na formação de vazões, nem sempre bem representados nos modelos conceituais chuva-vazão, assim caracterizando abordagens complementares na modelagem chuva-vazão.
Instituições envolvidas: 
- BAESA - ENERGÉTICA BARRA GRANDE S.A;
- ENERCAN – CAMPOS NOVOS ENERGIA S.AUNICAMP, INPE, CEMADEN
- FOZ DO CHAPECÓ ENERGIA S.A
- CERAN – COMPANHIA ENERGÉTICA RIO DAS ANTAS S.A;
- CERAN – COMPANHIA ENERGÉTICA RIO DAS ANTAS S.A;
- CPFL CENTRAIS GERADORAS LTDA.;
- ENGIE BRASIL ENERGIA S.A;
- PAULISTA LAJEADO ENERGIA S.A
Linha de Pesquisa: Planejamento de Sistemas Energéticos
Palavra Chave: geração, controle de cheias, vertimentos, inundações

ONDE ESTAMOS

Hoje o NIPE tem como um de seus mais importantes objetivos arregimentar, organizar, instrumentalizar e apoiar as pesquisas em energia na UNICAMP, buscando manter esta Universidade como um dos mais importantes centros de P&D nesta área de conhecimento no país.



Entre em contato
NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
 Rua Cora Coralina, 330, (Campus Unicamp)
Campinas, SP, Brasil, CEP: 13083-896
+55 19 3521-1244 | +55 19 3521-1240 |
+55 19 3521-1243