Núcleo Interdisciplinar
de Planejamento Energético

História do NIPE

O Núcleo de Energia (NUCLENER) foi criado pela Portaria GR 271/84 em 26 de dezembro de 1984 como um dos núcleos interdisciplinares da Unicamp. Uma de suas atividades mais relevantes foi a elaboração, ao longo de 1985, do Dossiê de Energia na UNICAMP, com um levantamento dos vários grupos da Universidade que estavam trabalhando nessa área, as pesquisas em andamento e uma listagem das produções desses grupos.

No ano seguinte, o NUCLENER propôs e participou da criação da Área Interdisciplinar de Planejamento de Sistemas Energéticos, implantada em março de 1987 na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), inicialmente em nível de Mestrado e, a partir de 1993, em nível de Doutorado. Atualmente, este curso é denominado Curso de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos.

No primeiro semestre de 1992, foi amadurecendo entre os pesquisadores do NUCLENER a idéia de redirecionar as atividades e os projetos do Núcleo para a área de planejamento energético. Esta, ao contrário da área tecnológica, priorizada anteriormente, apresentava-se, nesta época, mais promissora para um trabalho interdisciplinar na Unicamp.

Iniciou-se, então, um processo de redefinição e reestruturação do Núcleo que culminou, em dezembro de 1992, com a decisão de transformar o NUCLENER em Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). Esta mudança institucional concluiu-se através da publicação do Regimento do NIPE no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 15 de dezembro de 1993.

A Coordenação do NUCLENER/NIPE respondeu pela Presidência da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e pela edição da Revista Brasileira de Energia entre 1992 e 1994. No final de 1996, o Núcleo publicou, com o auxílio da Editora da Unicamp, um número especial (vol.5, nº2) da Revista Brasileira de Energia sobre Reestruturação e Novos Instrumentos de Planejamento no Setor Elétrico Brasileiro.

A criação da Coordenadoria de Centros e Núcleos (COCEN), em outubro de 1998, foi muito importante, melhorando a comunicação e agilizando o relacionamento com a reitoria da Unicamp. Aliado a isso, no final de 1998, foi estabelecido um convênio com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Este permitiu trazer recursos para o Núcleo de modo a estabelecer uma apreciável infra-estrutura de informática. Estes recursos também permitiram manter as atividades do NIPE e desenvolver pesquisas na área de regulação no setor elétrico.

No Projeto com a ANEEL, o Núcleo contou com a participação de pesquisadores de diferentes unidades da Unicamp, notadamente do Instituto de Física (IFGW), Instituto de Economia (IE) e Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Essa colaboração interdisciplinar trouxe importantes contribuições ao projeto e, mais tarde, ao próprio Núcleo. Como resultado deste projeto foram publicados dois livros: Regulação Energética e Meio Ambiente: Propostas para a Região Amazônica Isolada e O Controle dos Atos de Concentração nos Mercados de Energia Elétrica.

Em 2002, o projeto Produção de Bio-Óleo Combustível por Pirólise de Biomassa em Reator de Leito Fluidizado, financiado pelo Ministério de Minas e Energia e desenvolvido pelo NIPE, deu origem à Bioware, empresa de tecnologia incubada pela INCAMP da Unicamp.

Desde 1999, o Núcleo tem concentrado esforços no sentido de viabilizar sua aproximação junto a centros e institutos da Unicamp, com destaque para o Centro de Pesquisas em Petróleo (CEPETRO), o Núcleo de Pesquisas Ambientais (NEPAM) e o Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências.

O NIPE e o CEPETRO estão construindo uma sede conjunta dentro do Campus da UNICAMP. Atualmente, o Núcleo abriga em suas instalações o escritório para a América Latina do International Energy Initiative (IEI), uma ONG que trabalha no financiamento de pesquisas no setor energético.

O NIPE é hoje um elemento fundamental da estratégia de consolidação e crescimento da área interdisciplinar de planejamento energético na UNICAMP, em um ambiente bastante competitivo no país.

NIPE Prefeitura

Prédio da Prefeitura do Campus - localização do NIPE
Antigo prédio do Escritório de Transferência de Tecnologia - ETT, atual prédio da Prefeitura do Campus.
Localização do NIPE no final da década de 80.

NIPE CT

Centro de Tecnologia da UNICAMP.
Localização do NIPE de 1997 a 2002.

NIPE Ginásio

Ginásio Multidisciplinar da UNICAMP
Primeiras instalações do NIPE (de 1993 a 1997). Na foto, à direita superior, terceiro piso.

Localização do NIPE de 2002 até 2011.

Prédio Novo

Novo prédio do NIPE construído em parceria com o CEPETRO, também da UNICAMP.
O novo prédio fica próximo à Funcamp.

Coordenadores

De: 01/01/1984