+55 19 3521-1243 | 19 3521-1244

Executor: NIPE / UNICAMP
Agência Financiadora: ANEEL

Objetivos do Projeto

Indicar caminhos para se obter um razoável grau de integração entre as regulações técnico-econômica e ambiental do setor elétrico. Auxiliar a implantação dos procedimentos propostos, através da realização de alguns estudos de caso. A participação de representantes de órgãos reguladores envolvidos na questão é fundamental para se atingir ambos os objetivos.
Ênfase, na execução do projeto, nos procedimentos regulatórios associados ao estudo e construção de usinas hidrelétricas e termelétricas e ao planejamento e implementação de programas de gerenciamento no lado da demanda.
No lado da oferta, novos procedimentos regulatórios, visando se facilitar a convergência, na concepção e no dimensionamento das usinas, dos objetivos de maximização da qualidade e da economicidade no fornecimento de energia elétrica e de minimização dos impactos ambientais negativos dos empreendimentos.
No caso das usinas hidrelétricas, estudar políticas de incentivo à formação de reservatórios de uso múltiplo e se formulará novos procedimentos de planejamento, operação e regulação de tais reservatórios, no novo contexto de gestão integrada dos recursos hídricos, no âmbito descentralizado dos futuros comitês de bacias.
A geração descentralizada, de uma forma geral, e o uso de fontes renováveis de energia, nesta geração, e a cogeração de eletricidade e calor de processo, com elevadas eficiências, em particular, são objeto de particular interesse no projeto, no sentido de se buscar maximizar seus benefícios econômicos e ambientais. O incentivo a uma geração local de baixo custo e a menos daninha possível ao meio ambiente nos sistema elétricos isolados das regiões norte e centro-oeste brasileiro constituirá um dos importantes objetivos específicos do projeto.
Os resultados do projeto serão imediatamente disponibilizados para órgãos reguladores envolvidos e serão publicados na forma de capítulos de um livro sobre regulação no setor elétrico brasileiro e, também, como artigo em revistas especializadas e anais de congressos nas áreas de energia, meio ambiente e recursos hídricos.

ONDE ESTAMOS

Hoje o NIPE tem como um de seus mais importantes objetivos arregimentar, organizar, instrumentalizar e apoiar as pesquisas em energia na UNICAMP, buscando manter esta Universidade como um dos mais importantes centros de P&D nesta área de conhecimento no país.

Entre em contato
NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
 Rua Cora Coralina, 330, (Campus Unicamp)
Campinas, SP, Brasil, CEP: 13083-896